Técnicas de SEO ONPAGE

Hoje vou explicar as técnicas de SEO ONPAGE. Essas técnicas são feitas apenas nas páginas do site, dentro do HTML. Um site que aplica essas técnicas já consegue classificações interessantes para algumas palavras chaves. 

É bom destacar que existem palavras muito genéricas como Celular, Notebook, Televisão e etc. que são muito concorridas, então só o uso das técnicas dentro do site não adianta, pois é necessário de outros fatores de ranqueamento no Google, como por exemplo Link Building (construção de links para aumentar a autoridade de um site).

Para começar a aplicar as técnicas SEO ONPAGE, você precisa entender um pouco de HTML, pois é no código do site que vamos otimizar as tags, cabeçalhos, conteúdos com palavras chave relevante ao seu nicho.

A página HTML constitui elementos onde o Google dá relevância a eles. Lembrando que o Google não lê o visual do site, por exemplo, imagens, vídeos, CSS. 

Abaixo segue uma lista dos itens a serem trabalhados:

  • TÍTULO DA PÁGINA
  • META DESCRIPTION
  • CONTEÚDO
  • CABEÇALHOS (H1, H2, H3…)
  • IMAGEM COM ALT TEXT
  • NOME DAS IMAGENS
  • URL AMIGÁVEL
  • LINKS
  • VELOCIDADE DO SITE
  • SITE RESPONSIVO

Os itens apresentados são muito importantes para a otimização de um site. Sem eles, torna um projeto muito difícil de conseguir boas classificações.

Abaixo vou apresentar os 4 itens mais discutidos de SEO ONPAGE. (os outros itens acima também possuem importância, aqui é apenas uma relação dos mais questionados)

ITEMVALOR PARA GOOGLE
TÍTULO DA PÁGINA3
META DESCRIPTION1
URL DA PÁGINA1
CONTEÚDO DA PÁGINA5

A tabela acima é apenas uma apresentação do grau de importância dos elementos, não existe um valor realmente certo, oficial. Muitos profissionais de SEO apresentam essa tabela parecida e deixam claro que o CONTEÚDO E O TÍTULO DA PÁGINA são os principais fatores onpage.

Observe a imagem abaixo que apresenta um modelo de uma página otimizada para a palavra chave: “Imobiliárias em Jaú”.

Como a imagem acima apresenta, todos os itens foram trabalhados de forma correta e amigável ao usuário e ao mecanismo de busca. 

Lembre-se que todo trabalho de SEO precisa ser feito pensando no usuário e no mecanismo de busca, muitos profissionais de SEO, se esquecem do usuário, e cometem erros como exemplo, spam de palavras-chave. 

Para finalizar, deixo claro que nunca façam spam de palavras chaves nos itens, isso é uma técnica má vista para o Google e seu site pode sofrer punições. 

Se você tiver dúvidas de como aplicar as técnicas de SEO ONPAGE, deixe um comentário aqui no blog.

COMPARTILHE ESSE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Empresas
Guilherme Rafael

Marketing Digital e a LGPD

Em 14 de agosto de 2018 foi sancionada a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), lei n°13.709/2018, pelo presidente Michel Temer. A LGPD

LER POST »