metricas-marketing-digital
Guilherme Rafael

Guilherme Rafael

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email

Principais Métricas no Marketing Digital

Conteúdos nesse artigo

Uma dúvida muito comum das pessoas que estão começando no Marketing Digital é interpretar os resultados das campanhas, para isso é necessário entender as principais métricas usadas no Marketing Digital.

Antes de eu começar quero deixar uma dica importante, cuidado com as métricas de vaidade.

Quais métricas são essas?

  • Inscritos no canal
  • Curtidores na página
  • Curtidas no post
  • Visualizações

Essas são métricas interessantes mas não as principais. Quando criamos campanhas, por exemplo, para lojas virtuais, nosso principal objetivo é vender e tem um retorno positivo com as campanhas.

Métrica – ROI (return on investment)

Quando eu digo retorno positivo quero dizer o ROI (retorno sobre o investimento). Eu considero o ROI a principal métrica para campanhas de vendas online, ela indica quanto foi o retorno do meu investimento.

Vamos montar um exemplo simples.

Você investiu R$ 100,00 em uma campanha no Facebook Ads e obteve uma receita de R$ 1.000,00 em vendas.

Essa métrica calcula quanto foi o seu retorno sobre o investimento, o cálculo é bem simples, confira abaixo como calcular o ROI.

ROI = RECEITA / INVESTIMENTO

ROI = R$ 1.000 / R$ 100,00

ROI = R$ 10,00

No exemplo acima, o ROI da campanha foi de R$ 10,00, isso significa que a cada R$ 1,00 investido ele retornou R$ 10,00, um ótimo investimento, não?

Entende agora porque considero essa métrica a principal para campanhas de vendas online? Dependendo da sua margem de lucro, se o ROI for maior que 3, significa que a sua campanha está tendo lucro.

CTR – Click-Through Rate (taxas de cliques)

Outra métrica muito importante para analisar é a CTR, também conhecida como taxa de cliques. Basicamente ela é a relação de impressões do seu anúncio com a quantidade de cliques.

Eu gosto de chamar ela de “termômetro” porque indica quantas pessoas estão vendo e clicando nos anúncios. Quanto maior o CTR mais “quente” está seu anúncio para o público que está visualizando.

Como calcular o CTR (taxa de cliques nos anúncios)?

Vamos dizer que você criou uma campanha e o resultado foi 100 impressões de anúncios e gerou 5 cliques.

CTR = CLIQUES / IMPRESSÕES

CTR = 5 / 100

CTR = 0,05 OU 5%

O recomendado é que seu anúncio tenha um CTR de 3% até 10%, se a sua campanha tem um CTR menor que 3%, recomendo fazer uma análise para melhorar esse resultado.

Taxa de conversão

Essa é outro métrica importante, a taxa de conversão indica quantas pessoas estão visitando o seu site e estão realizando conversões. Se você tem uma loja virtual, quanto maior essa métrica mais vendas você tem.

Um exemplo simples, vamos dizer que sua loja virtual recebeu 100 pessoas e teve 1 venda. Sua taxa de conversão foi de 1%.

Existem outras métricas importantes, mas no momento eu considero essas 3 as principais. Qualquer dúvida só deixar nos comentários.

Guilherme Rafael

Guilherme Rafael

Especialista em Marketing Digital há mais de 10 anos, tem grande experiência na área de desenvolvimento web e soluções digitais. Hoje atua como consultor de Marketing Digital ajudando empresas a criarem um negócio sólido na Internet.

COMPARTILHE ESSE POST