auditoria-seo

O que é SEO, Otimização de Site?

Nesse post vou explicar o que realmente é SEO. Quando uma busca é feita no Google com uma palavra-chave, por exemplo, “Televisão LCD”, é retornado resultados relevantes na primeira página e, raramente, as pessoas vão para as próximas páginas encontrar outros sites. 

Você sabia que os sites que você encontra nas primeiras posições são trabalhados com técnicas para ficarem bem posicionados?

A sigla (SEO) é Search Engine Optimization, traduzido significa Otimização de sites para mecanismos de busca.

 Mas o que é otimização de site? É nada menos que você aplicar técnicas dentro e fora do seu site para subir suas classificações (Ranks) com grande variedade de palavras-chaves nos mecanismos de buscas (Google, Yahoo, Bing, etc). 

Ao longo da explicação vou citar apenas o google como mecanismo de referência, pois ele é responsável por 90% das pesquisas no Brasil.

O Google possui 2 tipos de resultados na rede de pesquisa, os resultados pagos e resultados orgânicos. Quando falamos em SEO, o site é posicionado nas pesquisas orgânicas, ou seja, não é necessário pagar para o Google mostrar o seu site como é no caso dos resultados pagos.

É por isso que o SEO é tão importante, uma vez que você tem seu site posicionado você não precisa gastar 1 centavos com anúncios no Google para trazer acessos a ele.

As técnicas usadas em SEO para posicionar um site são classificadas em 3 categorias:

  • White Hat SEO: Conhecido como técnicas de chapéu branco são técnicas empregadas que não burlam as diretrizes do Google. É isso mesmo, o Google possui diretrizes para os webmasters não tentarem burlar seu algoritmo de classificação. (Em todo trabalho profissional de SEO, é usado APENAS esse tipo de técnica)
  • Grey Hat SEO: Conhecido como técnicas de chapéu cinza são técnicas usadas no site que não chegam ser em desacordo com as diretrizes do Google, mas são duvidosas, não se sabem se é ou não é ilegal. (Não recomendável)
  • Black Hat SEO: Conhecidas como técnicas de chapéu preto são técnicas que burlam as diretrizes do Google, que buscam maneiras de subir de posições “pulando” ou “driblando” os meios de classificação do algoritmo. (Nunca use essas técnicas)

Como vocês podem ver, existem 3 tipos de técnicas em SEO, sendo que apenas a White Hat SEO deve ser feita. Surge uma grande pergunta quando falamos em burlar as diretrizes do Google, qual a conseqüência? Sites que burlam as diretrizes podem sofrer punições, sendo elas, perda de posições até a exclusão do site do índice de busca, ou seja, seu site não aparece mais no Google!

Bom, para finalizar o Post, deixo aqui o link da página do Google sobre as diretrizes dele. http://www.google.com/support/webmasters/bin/answer.py?answer=35769&hl=br

COMPARTILHE ESSE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Empresas
Guilherme Rafael

Marketing Digital e a LGPD

Em 14 de agosto de 2018 foi sancionada a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), lei n°13.709/2018, pelo presidente Michel Temer. A LGPD

LER POST »