O Google possui uma ferramenta gratuita muito interessante, chamada Google Trends, que mostra tendências de pesquisas por palavras-chave com relatórios completos por datas, regiões e palavras-chave similares.
Eu escrevi aqui no blog uma matéria de como aproveitar a sazonalidade para vender mais, lá eu explico um pouco sobre essa ferramenta. Hoje vou mostrar um passo a passo prático de como usá-la.
Vantagens de usar o Google Trends
Se você tem um negócio, não importa se é uma loja virtual ou um site institucional, eu recomendo conhecer o Google Trends e usá-la na sua empresa.
Além de você identificar a demanda por palavra-chave, essa ferramenta mostra sugestões de palavras-chave similares em ascensão, o que permite você aproveitar essa demanda e sair na frente da concorrência.
Fiz uma pesquisa com a palavra-chave “Depilador” e olha que interessante as consultas relacionadas em ascensão.


Nesse momento eu sei que as pessoas estão procurando mais sobre esses modelos de depiladores, uma informação valiosa para me destacar da concorrência.
Consegue perceber agora a vantagem competitiva que você tem em mãos usando o Google Trends?
Outra vantagem é compreender a linha de demanda de pesquisa da palavra-chave, isso permite você interpretar se a demanda está caindo ou subindo com o tempo.


Um outro exemplo interessante é pesquisar por um termo que a demanda da pesquisa caiu durante os anos, fiz uma pesquisa por “Compras coletivas”, observe o gráfico abaixo.


Hoje a tendência de pesquisa por essa palavra-chave é muito baixa comparada ao ano de 2011, quando foi o auge dos sites de compras coletivas.
Como funciona o Google Trends na Prática
Agora que você conhece um pouco das vantagens da ferramenta, vou mostrar na prática como interpretar os resultados. Fiz uma pesquisa com alguns termos voltados para papelarias, como mochila escolar, lancheira, estojo e outros termos.


Na imagem acima fiz uma pesquisa por “Mochila Escolar” um produto muito vendido em papelarias. Observe que a pesquisa tem como data inicial 2004 até a data presente.
Analisando o gráfico é possível perceber picos de demanda todos os anos em janeiro, isso é devido a sazonalidade da volta às aulas. Outro ponto interessante é analisar o crescimento da demanda, de 2014 até hoje teve um aumento de 300%.
Outro recurso interessante da ferramenta é entender a demanda por região do país, na imagem abaixo ele apresenta as regiões onde tem a maior proporção de pesquisa relacionadas a palavra-chave pesquisada.


Além disso, se você está criando campanhas no Google Ads para anunciar seus produtos, com esse relatório fica muito mais claro de segmentar sua campanha para as regiões com interesse na sua palavra-chave.
O último recurso da ferramenta é assuntos e consultas relacionadas a palavra-chave. Aqui entra uma sacada muito interessante é identificar termos de pesquisa em ascensão, algo já mostrado nesse artigo.


Abaixo eu selecionei a data de pesquisa no período de 90 dias e marquei a seleção de palavras-chave em ascensão. Agora eu sei quais modelos mais pesquisados para vender.


Para finalizar eu fiz uma pesquisa em comparação com outros termos relacionados a papelaria, como lancheiras, cadernos, estojos e lápis.
Olha que interessante o resultado, todos registram um pico de demanda em janeiro, esse é o poder da sazonalidade de pesquisa, papelarias que não trabalham ações de marketing para a volta às aulas perdem muito dinheiro.


Conclusão
Agora que você conhece um pouco mais sobre essa ferramenta, tente fazer pesquisas relacionadas ao seu negócio, teste variações e períodos diferentes para descobrir se a demanda está crescente ou não.
Espero ter ajudado um pouco, qualquer dúvida entre em contato comigo, vou deixar o link da ferramenta aqui em baixo, abraços.
Link do Google Trends: https://trends.google.com.br/trends/