google-ads

O que é Google Ads (Antigo Adwords)

No ano passado o Google trocou o nome de sua ferramenta de publicidade, antigamente era conhecido como Google Adwords. Depois de algumas mudanças na identidade visual da ferramenta, eles mudaram para Google Ads.

Afinal, o que é Google Ads?

Google Ads é uma ferramenta de anúncios do Google. Se você tem uma empresa ou um negócio é possível anunciar dentro das plataformas do Google e trazer pessoas segmentadas ao seu negócio.

O Google possui várias plataformas para anunciar:

  • Rede de pesquisa do Google
  • Google Shopping
  • Youtube
  • Gmail
  • Rede de display
  • Playstore

Como funciona o Google Ads?

O Google Ads funciona em um sistema de leilão, quem paga mais tem mais visibilidade, indiferente do tipo da campanha. É claro que é possível realizar algumas otimizações para se destacar da concorrência, mas isso é assunto para outra matéria.

Para anunciar no Google Ads você precisa definir qual o tipo de estratégia de campanha. Basicamente você configura uma campanha e define qual o objetivo dela.

Os objetivos mais comuns do Google Ads são:

  • Tráfego do site
  • Leads
  • Vendas (ecommerce)
  • Alcance de marca
  • Promoção de aplicativo

Depois que definir o seu objetivo, você precisa montar a sua campanha. Se você escolher uma campanha para levar tráfego no site, é necessário montar uma lista de palavras-chave relevantes ao seu negócio.

O Google Ads tem um sistema de cobrança por clique, sempre que alguém pesquisar alguma dessa palavra-chave e clicar no seu anúncio, será debitado um valor no orçamento da campanha.

Se você escolher uma campanha na rede de display, lá o modo de cobrança é o CPM, custo por mil impressões do anúncio. A rede de display é recomendado para remarketing e branding. Já a rede de pesquisa é recomendado para conversões, como vendas e leads.

Lembre-se que antes de montar uma campanha no Google Ads é necessário ter um planejamento, identificar as palavras-chave que serão anunciadas e ter um acompanhamento diário das campanhas para realizar otimizações nos anúncios.

Como abrir uma conta no Google Ads?

Para abrir uma conta no Google Ads você precisa se cadastrar na plataforma deles através de um email do Gmail. Depois o próximo passo é cadastrar as informações da empresa, realizar um deposito mínimo ou cadastrar um cartão de crédito.

Clique aqui para abrir uma conta no Google Ads.

A última etapa é fazer a integração do Google Ads com o seu site através do pixel de conversão. Assim é possível mensurar todos os resultados das campanhas.

Quanto custa para anunciar no Google ads?

Isso depende de cada segmento e qual estratégia você vai montar. Se o seu objetivo é aumentar as vendas da sua loja virtual, é necessário comprar palavras-chave relacionadas com seus produtos.

Eu criei uma matéria completa para descobrir o custo por palavra-chave no Google Ads, assim você consegue compreender a concorrência do seu mercado e o custo médio das suas palavras-chave.

Eu já trabalhei com campanhas onde o custo por clique das palavras-chave era de R$ 0,01, isso mesmo, eu pagava apenas 1 centavo por clique, pois não tinha concorrência naquele segmento.

E também já trabalhei com palavras-chave onde o CPC (custo por clique) era mais de R$ 10,00, nesse caso eu adaptei algumas estratégias para me destacar dos concorrentes.

Bom pessoal, espero ter explicado um pouco sobre o Google Ads, se ficou alguma dúvida, entre em contato comigo através dos comentários ou por email, abraços até mais.

COMPARTILHE ESSE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Empresas
Guilherme Rafael

Marketing Digital e a LGPD

Em 14 de agosto de 2018 foi sancionada a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), lei n°13.709/2018, pelo presidente Michel Temer. A LGPD

LER POST »