dicas-mkt-digital-imobiliario

Dicas de marketing digital imobiliário

Se você é dono de imobiliária ou corretor de imóveis e precisa alcançar novos potenciais clientes, esse artigo é para você. Aqui vou compartilhar algumas dicas valiosas de marketing digital imobiliário.

Usar a internet como meio de captação de novos leads para negócios imobiliários tem sido uma grande estratégia de marketing para muitas imobiliárias e corretores.

Diferente das mídias tradicionais como rádios, televisão e jornal, na internet é possível criar campanhas direcionadas e com pouca verba de marketing alcançar ótimos resultados, melhores até do que as mídias tradicionais mencionadas.

Antes de eu começar com as principais dicas de marketing digital imobiliário, você precisa entender o conceito de lead. Esse é um termo muito falado no marketing digital, então é fundamental conhece-lo.

Lead é nada menos que um potencial cliente, é uma pessoa que tem interesse no seu serviço ou produto. No caso do ramo imobiliário, é a pessoa que mostrou interesse em comprar ou alugar um imóvel.

Ela pode ser identificada preenchendo um formulário de contato, ligando para o número do estabelecimento ou até visitando o local físico da sua empresa.

Agora que você já sabe o que é um lead, confira as dicas abaixo para ter um resultado melhor nas campanhas de marketing digital da sua imobiliária.

Dica 1 – Monte um planejamento

Antes de você separar uma verba para o marketing digital da sua imobiliária é necessário montar um planejamento, sem ele provavelmente você vai gastar dinheiro e não terá bons resultados.

O que você precisa definir nesse planejamento:

  • Meta de leads
  • Custo por lead máximo
  • Plataformas de anúncios (facebook ads, google ads)
  • Direcionamento da campanha (venda, aluguel ou lançamento)
  • Responsável para gerenciar os anúncios
  • Verba para investimento em anúncios por plataforma
  • Segmentação do público (dados demográficos)
  • Seleção dos imóveis anunciados

Esses sãos os itens básicos para um planejamento de marketing digital imobiliário. É muito comum corretores e donos de imobiliárias perguntarem “quanto eu devo investir em anúncios?” a resposta é depende.

Qual é a sua meta de leads?

Sem a meta de leads você está no escuro, se você nunca anunciou antes aí eu recomendo fazer um laboratório de campanha. O principal objetivo do laboratório é testar e descobrir as principais métricas do seu negócio, como o custo por lead, CTR, taxa de conversão dos formulários e entre outras coisas.

Após realizar o laboratório, é fácil montar uma projeção de campanha, pois agora você já sabe a média do custo por lead, agora você só precisa definir a sua meta de leads para a próxima campanha e calcular o investimento mínimo de marketing.

Dica 2 – Verifique o seu site

Outra dica importante é verificar alguns detalhes técnicos do seu site. Não adianta investir em tráfego para levar pessoas no seu site se ele não está funcionando ou tem certos problemas que vão prejudicar a performance da campanha.

Se você não entende sobre detalhes técnicos, peça para o responsável de TI da sua empresa verificar se o seu site está com os itens abaixo funcionando corretamente.

  • Velocidade do site (recomendado no máximo 3 segundos para carregar)
  • Site responsivo (funciona em celular, tablet e desktop)
  • Integração com Google Analytics (rastreamento de conversões)
  • Integração com Facebook Ads e Google Ads (pixel de conversão)
  • Imagens do site leve (no máximo 100kb por imagem)
  • Site com palavras-chave otimizadas

Sem os itens acima configurados, seu site terá um desempenho ruim e você provavelmente vai gastar dinheiro e terá poucos resultados. Eu sei que essa parte técnica pode parecer um pouco confuso e complicado, mas eu garanto para você, o segredo está nos detalhes acima.

Outro ponto importante, se o seu site não possuir o pixel de conversão integrado, não será possível rastrear os leads e mensurar os resultados das campanhas. Portanto, verifique e faça testes antes de investir em anúncios, tenha certeza que tudo está funcionando corretamente.

Dica 3 – Time comercial alinhado com o Marketing Imobiliário

Devido a correria do dia a dia, as vezes o time comercial da imobiliária não está alinhado com as campanhas de marketing.

A consequência disso é a demora para responder o lead, a ideia é o time comercial responder no máximo em 3 minutos o lead. Quanto mais demorar para responder, menores as chances de converter o lead.

Se a sua empresa não possui um CRM, eu recomendo implementar o quanto antes, hoje existem vários na internet com um preço muito barato. Com esse programa seu time comercial estará mais alinhado com as campanhas de marketing e terá um controle muito melhor dos clientes.

Existe um livro muito interessante, o nome dele é “O código da conversão”, lá possui várias métricas sobre performance de leads, e uma dica que aprendi lá é esse tempo máximo de resposta, recomendo a leitura.

Bom pessoal, essas foram as dicas sobre marketing digital imobiliário. Qualquer dúvida, entre em contato comigo, um abraço.

COMPARTILHE ESSE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Empresas
Guilherme Rafael

Marketing Digital e a LGPD

Em 14 de agosto de 2018 foi sancionada a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), lei n°13.709/2018, pelo presidente Michel Temer. A LGPD

LER POST »