Business theme, internet online shopping concept, shopping delivery, shopping cart carry shopping mail box and blur background of shopping bag and open laptop

Entenda isso antes de abrir uma Loja Virtual

Estava conversando com um amigo esses dias e ele me perguntou como começar a vender em sua loja virtual. Esse post vou mostrar um setup básico e algumas dicas para quem está começando um ecommerce ou pensa em montar um.

SETUP INICIAL

O primeiro ponto é ter um setup configurado, ele é a base para começar da maneira certa, sem ele seu negócio fica no escuro e não é possível mensurar e otimizar suas campanhas. Confira os itens abaixo de um setup básico para loja virtual:

  • Google Analytics configurado
  • Pixel do Facebook e Google Ads configurados
  • Loja Virtual responsiva
  • Eventos de conversão configurados

Antes de começar a investir em anúncios, verifique se a sua loja virtual tem todos os itens acima configurados e funcionando em cada página. Lembre-se que sem eles será muito difícil ter resultados e mensurar o retorno sobre o investimento.

DEFINIR O PÚBLICO ALVO

O próximo passo agora é definir quem será seu público alvo, aqui é fundamental você descobrir informações sobre o seu cliente, como idade, sexo, localização, dores e desejos.

Um exemplo simples, se você errar e anunciar um produto no Facebook Ads para um público errado, terá um grande prejuízo com anúncios, então é fundamental ter em mãos essas informações.

Mas e se você não souber?

Tenho uma dica para você, através do Google Ads, você pode criar uma campanha na rede de pesquisa anunciando palavras-chave do seu produto e a ferramenta informa algumas informações como idade, sexo, dispositivo móvel e outras coisas.

Agora com essas informações fica muito mais fácil para criar um público no Facebook Ads e anunciar sua loja virtual.

ESCOLHA O PRIMEIRO PRODUTO PARA ANUNCIAR

Um erro que eu vejo quando alguém monta uma loja virtual é querer anunciar todos os produtos da loja virtual e isso pode ser uma armadilha.

A minha recomendação é escolher um produto estrela, aquele que você acredita que terá mais vendas e fazer uma campanha de vendas com orçamento baixo, assim fica mais fácil para você começar e não gastar dinheiro com muitos anúncios e produtos.

Eu criei uma matéria explicando o conceito de laboratório de campanha, lá eu explico tudo sobre isso, recomendo a leitura.

Depois que escolher um produto você precisa definir em qual rede de publicidade vai anunciar. As principais são:

  • Google Ads
  • Facebook Ads

Você pode começar anunciando nas duas ferramentas ou apenas em uma, tudo depende do seu produto e da orçamento para investimento em anúncios.

ESCALAR AS VENDAS

Depois que você passou da fase de laboratório, o próximo passo é escalar as vendas. Para isso é fundamental você ter metas de vendas e acompanhar as métricas de desempenho como Custo por venda, ROI (retorno sobre investimento) e entre outros.

Para escalar as vendas você tem duas opções:

  • Escalar verticalmente
  • Escalar horizontalmente

Escalar verticalmente você tem poucos produtos sendo anunciados mas com um orçamento alto de investimento em cada.

Escalar horizontalmente você tem uma grande variedade de produtos sendo anunciados com um orçamento baixo em cada.

Resumindo, na escala vertical você coloca muito dinheiro em anúncio para poucos produtos. Na escala horizontal você coloca pouco dinheiro mas anuncia vários produtos.

ACOMPANHE DIARIAMENTE SUAS CAMPANHAS

Para concluir a matéria, lembre-se que você precisa acompanhar diariamente suas campanhas e otimizar os resultados. Controle sempre os orçamentos e fique atento nas métricas de desempenho, elas que vão garantir que os resultados em seus anúncios.

COMPARTILHE ESSE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Empresas
Guilherme Rafael

Marketing Digital e a LGPD

Em 14 de agosto de 2018 foi sancionada a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), lei n°13.709/2018, pelo presidente Michel Temer. A LGPD

LER POST »