mini people with bulb light idea vector illustration design

Como aumentar as vendas em tempos de crise

Infelizmente muitos negócios estão passando por momentos difíceis devido a crise do coronavírus. Na minha opinião essa é uma crise sem precedentes, mas algo tem ajudado muitos empresários a combater esse momento tão complicado, a Internet.

Abaixo vou mostrar algumas dicas de como aumentar suas vendas em tempos de crise usando estratégias de Marketing Digital.

Trabalhe sua presença digital

Se você tem um negócio físico e ainda não está presente na Internet, você precisa o quanto antes criar uma presença digital. O primeiro passo é criar um site e definir o objetivo deve. Confira abaixo alguns objetivos:

  • Vendas Online (e-commerce)
  • Orçamentos de serviços/produtos
  • Apresentação do Portfólio
  • Coletar leads
  • Engajar sua audiência

Crie pontos de contato

Após definir o objetivo do site, você precisa criar os pontos de contato. Basicamente são páginas na Internet para facilitar a comunicação com seus potenciais clientes, as mais comuns são:

  • Página no Facebook (Fanpage)
  • Página no Instagram
  • Canal do Youtube
  • Página no Linkedin
  • Conta no Google Meu Negócio
  • Conta no Twitter

Você não precisa estar presente em todas as páginas acima, defina onde o seu público-alvo está e crie os pontos de contatos. Outro detalhe importante é não abandonar as páginas, crie uma rotina de atualização de conteúdo semanal, isso ajuda o engajamento e atrai mais visitantes para o seu site.

Separe um orçamento mínimo para campanhas pagas

O próximo passo é separar um orçamento mínimo para criar campanhas no Google Ads e Facebook Ads para atrair potenciais clientes para o seu site. Essa etapa o principal objetivo é validar a campanha para depois escalar com mais investimento.

Eu recomendo um orçamento mínimo de R$ 10,00 por dia, mas é claro que tudo depende do segmento do seu negócio, dependendo do serviço ou produto esse orçamento não é suficiente para realizar um laboratório de campanha.

Se você não possuir experiência em campanhas digitais, recomendo você contratar uma agência ou estudar bastante antes de começar a investir, caso contrário você pode perder muito dinheiro anunciando da maneira errada.

Pense no longo prazo

Outra ideia para aumentar as vendas na crise é investir em SEO, ou seja, técnicas para posicionar o seu site nas pesquisas do Google. Esse tipo de projeto demora pelo menos 12 meses para subir nas pesquisas orgânicas, mas vale muito a pena.

Confira abaixo o resultado de um cliente onde trabalhamos técnicas de SEO. O resultado foi incrível, durante 1 ano vendemos quase 500 mil reais apenas com acessos orgânicos do Google.

Resultado de uma loja virtual em 2019 com vendas orgânicas no Google (SEO)

Aqui no blog eu ensino várias dicas de como começar a otimizar o seu site no Google e atrair visitantes sem pagar por clique ou anúncio. Se você não sabe nada sobre isso, comece por aqui.

Não tenho orçamento para investir

Fique tranquilo, se você não tem orçamento para desenvolver um site e investir em campanhas pagas, você pode fazer algumas ações para ter resultado a curto e médio prazo.

Lista de Clientes no Whatsapp

Trabalhe a sua lista de clientes no Whatsapp, ofereça promoções e descontos para gerar faturamento e não parar o seu negócio. Muitas empresas estão buscando alternativas como essa para não parar as vendas.

Crie o Google Meu Negócio o quanto antes

Se você ainda não possui uma conta do Google Meu Negócio, clique aqui e crie agora. Em poucos dias você deverá receber uma carta com um código para comprovar seu endereço.

Após aprovarem seu cadastro, isso pode demorar até 2 semanas, peça para seus clientes avaliarem seu negócio no Google, isso vai ajudar a aumentar sua relevância na busca local quando alguém procurar sobre seus produtos ou serviços.

Estude muito sobre Marketing Digital

Entenda que a crise do coronavírus mudou a maneira de fazer negócios, muitas empresas terão que se adaptar ao meio digital e você precisa entender como funciona esse mundo.

Minha recomendação é que você invista um tempo para estudar sobre campanhas pagas no Google Ads e Facebook Ads, SEO, Público-alvo e funil de vendas.

Aqui mesmo no Blog eu compartilho vários artigos sobre Marketing Digital e ajudo empresas com consultoria online, qualquer dúvida entre em contato, será um prazer te ajudar.

COMPARTILHE ESSE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Loja Virtual
Guilherme Rafael

Funil de conversão no e-commerce

Você já ouviu falar no funil de conversão no e-commerce? Todo e-commerce possui um funil de conversão, ele basicamente serve para entender todas as etapas

LER POST »
Empresas
Guilherme Rafael

Marketing Digital e a LGPD

Em 14 de agosto de 2018 foi sancionada a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), lei n°13.709/2018, pelo presidente Michel Temer. A LGPD

LER POST »