Como anunciar no Google Ads

Se você precisa atrair mais pessoas qualificadas para o seu negócio a maneira mais rápida para isso é anunciar no Google Ads. Um tempo atrás eu criei uma matéria completa sobre essa ferramenta, eu recomendo a leitura se você estiver começando agora.

Um erro muito comum de quem começa no Marketing Digital é fazer várias estratégias ao mesmo tempo. Tentar realizar várias tarefas ao mesmo tempo não é recomendado para inciantes pois você precisa de prática e um time de profissionais disponível.

Minha recomendação é começar realizando alguns testes de anúncios no Google Ads. Depois que você adquirir uma experiência e começar a ter alguns resultados, aí você pode aplicar outras estratégias como Inbound Marketing, SEO, Social Midia e entre outros.

Primeiro passo é definir o objetivo da campanha

O primeiro passo para anunciar é definir o objetivo da sua campanha de acordo com o seu negócio. Abaixo vou mostrar 3 exemplos de campanhas que você pode criar no Google Ads.

Objetivo de Vendas Online – Loja Virtual

Se você tem um e-commerce (loja virtual) e precisa atrair mais pessoas para comprar seus produtos, anunciar no Google Ads comprando palavras-chave dos seus produtos é o primeiro teste para fazer.

Objetivo de Orçamentos e Contatos

Se você tem um negócio onde precisa receber orçamentos para o seu time comercial, é recomendado comprar palavras-chave de seus produtos e serviços e direcionar para a página do seu site correspondente ao anúncio.

Nesse modelo você encontra empresas como:

  • Imobiliárias
  • Serviços de beleza
  • Revenda de produtos
  • Fábricas
  • Seguradores

Objetivo de Ligação – Emergência

Dependendo do modelo de negócio da sua empresa, você pode criar anúncios onde o único objetivo é receber uma ligação do cliente. Nesse caso nós temos empresas como Desentupidora, Chaveiros 24 horas e entre outros.

Nesse tipo de objetivo não é obrigatório ter um site, apenas um número de telefone para o cliente clicar e ligar para a sua empresa. No entanto, eu sempre recomendo ter um site, independente do tipo de negócio, ele é um ótimo canal de comunicação e pode aplicar técnicas para alavancar os resultados.

Segundo passo é mapear as palavras-chave da campanha

Para você anunciar na rede de pesquisa do Google, é necessário montar um planejamento de palavras-chave relacionadas ao seu produto ou serviço. Eu criei uma matéria ensinando como descobrir palavras-chave e o custo por clique.

As principais ferramentas gratuitas para encontrar palavras-chave são:

  • Ubersuggest
  • Google Ads – Planejador de palavras-chave
  • Google Trends

Terceiro passo é testar e mensurar

Lembre-se de separar uma verba apenas para testes, se a palavra-chave que você escolheu possuir um custo por clique muito caro, é interessante excluir algumas cidades para diminuir o CPC dela.

Exemplo, se você anunciar para o estado de São Paulo e o CPC (custo por clique) estiver caro, tente fazer um teste, exclua a capital e anuncie para o interior. O CPC das palavras-chave variam de acordo com a geolocalização.

Não cometa o erro que muitos anunciantes no Google Ads cometem em desistir de anunciar se a primeira campanha não der resultado. Testes coisas diferentes e mensure os resultados.

Qualquer dúvida só entrar em contato comigo através dos comentários do post ou por email, um abraço é até mais.

COMPARTILHE ESSE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Empresas
Guilherme Rafael

Marketing Digital e a LGPD

Em 14 de agosto de 2018 foi sancionada a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), lei n°13.709/2018, pelo presidente Michel Temer. A LGPD

LER POST »