Como anunciar no Google Ads

Se você precisa atrair mais pessoas qualificadas para o seu negócio a maneira mais rápida para isso é anunciar no Google Ads. Um tempo atrás eu criei uma matéria completa sobre essa ferramenta, eu recomendo a leitura se você estiver começando agora.

Um erro muito comum de quem começa no Marketing Digital é fazer várias estratégias ao mesmo tempo. Tentar realizar várias tarefas ao mesmo tempo não é recomendado para inciantes pois você precisa de prática e um time de profissionais disponível.

Minha recomendação é começar realizando alguns testes de anúncios no Google Ads. Depois que você adquirir uma experiência e começar a ter alguns resultados, aí você pode aplicar outras estratégias como Inbound Marketing, SEO, Social Midia e entre outros.

Primeiro passo é definir o objetivo da campanha

O primeiro passo para anunciar é definir o objetivo da sua campanha de acordo com o seu negócio. Abaixo vou mostrar 3 exemplos de campanhas que você pode criar no Google Ads.

Objetivo de Vendas Online – Loja Virtual

Se você tem um e-commerce (loja virtual) e precisa atrair mais pessoas para comprar seus produtos, anunciar no Google Ads comprando palavras-chave dos seus produtos é o primeiro teste para fazer.

Objetivo de Orçamentos e Contatos

Se você tem um negócio onde precisa receber orçamentos para o seu time comercial, é recomendado comprar palavras-chave de seus produtos e serviços e direcionar para a página do seu site correspondente ao anúncio.

Nesse modelo você encontra empresas como:

  • Imobiliárias
  • Serviços de beleza
  • Revenda de produtos
  • Fábricas
  • Seguradores

Objetivo de Ligação – Emergência

Dependendo do modelo de negócio da sua empresa, você pode criar anúncios onde o único objetivo é receber uma ligação do cliente. Nesse caso nós temos empresas como Desentupidora, Chaveiros 24 horas e entre outros.

Nesse tipo de objetivo não é obrigatório ter um site, apenas um número de telefone para o cliente clicar e ligar para a sua empresa. No entanto, eu sempre recomendo ter um site, independente do tipo de negócio, ele é um ótimo canal de comunicação e pode aplicar técnicas para alavancar os resultados.

Segundo passo é mapear as palavras-chave da campanha

Para você anunciar na rede de pesquisa do Google, é necessário montar um planejamento de palavras-chave relacionadas ao seu produto ou serviço. Eu criei uma matéria ensinando como descobrir palavras-chave e o custo por clique.

As principais ferramentas gratuitas para encontrar palavras-chave são:

  • Ubersuggest
  • Google Ads – Planejador de palavras-chave
  • Google Trends

Terceiro passo é testar e mensurar

Lembre-se de separar uma verba apenas para testes, se a palavra-chave que você escolheu possuir um custo por clique muito caro, é interessante excluir algumas cidades para diminuir o CPC dela.

Exemplo, se você anunciar para o estado de São Paulo e o CPC (custo por clique) estiver caro, tente fazer um teste, exclua a capital e anuncie para o interior. O CPC das palavras-chave variam de acordo com a geolocalização.

Não cometa o erro que muitos anunciantes no Google Ads cometem em desistir de anunciar se a primeira campanha não der resultado. Testes coisas diferentes e mensure os resultados.

Qualquer dúvida só entrar em contato comigo através dos comentários do post ou por email, um abraço é até mais.

COMPARTILHE ESSE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email