calendario-editorial

Calendário Editorial: Como fazer e encontrar ideias de conteúdos

Marketing de conteúdo é uma necessidade que está crescendo a cada dia, e se você ainda não faz isso na sua empresa, saiba que está deixando de aproveitar um recurso estratégico fundamental para o seu negócio.

O que é Calendário Editorial?

Calendário Editorial é um cronograma para publicação de conteúdos com o objetivo de aumentar a sua autoridade na Internet, atrair mais potenciais clientes, gerar leads, engajar seu público-alvo, e claro, aumentar suas vendas.

Esse documento pode ser uma planilha, um trello, ou até mesmo um documento simples de word. O ponto importante é ter os temas de conteúdos com suas datas definidos.

Modelo de calendário editorial

O modelo abaixo é um simples formato de uma planilha que eu uso para montar meu calendário editorial do meu blog. O meu único objetivo do blog é aumentar minha autoridade distribuindo conteúdo de valor.

DataTemaPlataformaRevisadoPublicadoCompartilhado
06/03/2020Como divulgar minha loja na InternetBlogSIMSIMSIM
03/03/2020O que é Google TrendsBlogSIMSIMSIM
  • A coluna Data é quando será produzido o conteúdo;
  • A coluna Tema é qual assunto será desenvolvido;
  • A coluna Plataforma é onde será publicado, aqui pode ser Blog, Youtube, Facebook, Instagram, entre outros;
  • A coluna Revisado é se você revisou o conteúdo antes de publicar;
  • A coluna Publicado é se você publicou o conteúdo;
  • A coluna Compartilhado é se você compartilhou nas redes sociais;

Como encontrar ideias de conteúdos?

Se você não sabe como encontrar ideias de conteúdos para o seu Blog, Canal do Youtube e, até mesmo, Instagram, confira abaixo uma ferramenta gratuita que é uma mão na roda.

Ferramenta Answer The Public

A ferramenta Answer The Public é um buscador que mostra ideias de pesquisas sobre uma palavra-chave. Por exemplo, vamos dizer que você tem um blog sobre brigadeiro gourmet e gostaria de ter ideias de conteúdos.

Digitando a palavra-chave “Brigadeiro Gourmet” a ferramenta mostra uma lista de sugestões de termos relacionados para você escrever e atrair acessos do Google e de outros buscadores.

Ferramenta Answer The Public

A ferramenta usa a API do Google para buscar ideias de pesquisas relacionadas com a palavra-chave, por exemplo

Essa é uma ferramenta gratuita mas tem um limite de buscas por dia. Acesse o link abaixo e faça algumas pesquisas, é muito simples e fácil de usar.

Link: https://answerthepublic.com/

Ferramenta SEM Rush

Sinceramente, eu considero a SEM Rush a melhor ferramenta de Search Engine Marketing, ela é completa, robusta e apresenta dados que colocam o nível estratégico em outro patamar, eu recomendo e uso ela há mais de 4 anos.

Ela possui um recurso muito interessante chamado Keyword Magic Tool. Basicamente, é uma ferramenta de pesquisa de palavra-chave com um filtro apenas para buscar perguntas sobre um termo.

Keyword Magic Tool – Pesquisa de Palavra-chave

Na imagem acima a ferramenta mostra apenas perguntas relacionadas ao termo e ao lado possui as colunas como tendências, volume de pesquisa mensal, dificuldade de posicionar e o CPC.

Estrutura de conteúdo para Blog

Agora que você já sabe como encontrar ideias para criar conteúdos sobre o seu negócio, trabalhe esses conteúdos em um blog. Isso ajuda muito aumentar a relevância do seu site e atrair pessoas relacionadas ao seu serviço/produto.

Uma estrutura de conteúdo para blog que eu recomendo é a seguinte:

  • Conteúdo com pelo menos 500 palavras;
  • Use Heading Tags (h1,h2,h3);
  • Use imagens dentro do artigo;
  • Use listas e tabelas;
  • Se possível, crie um vídeo e coloque dentro do artigo;
  • Nunca copie nenhum texto, seja 100% original;

Conclusão

Desenvolver um calendário editorial é algo trabalhoso mas vale a pena, o quanto antes você começar mais cedo terá resultados. Tenha paciência, geralmente leva pelo menos 6 meses para começar a ter resultados com Marketing de Conteúdo.

COMPARTILHE ESSE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Empresas
Guilherme Rafael

Marketing Digital e a LGPD

Em 14 de agosto de 2018 foi sancionada a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), lei n°13.709/2018, pelo presidente Michel Temer. A LGPD

LER POST »